O que falta ao Benfas?

terça-feira, 27 de maio de 2008

Pancho VIlla

-Santo deus, não, Mrs. Youg-Hunt. Naquela éopca eu tinha cinco anos. Ouça a história. Uma bela dama foi vê-lo [ao Pancho VIlla] e disse: « Meu general, o senhor executou o meu marido e deixou-me viúva, sem amparo e com cinco filhos. Acha que é essa a maneira de tornar popular uma revolução?» Pancho passou em revista os bens naturais da dama, como eu estou a fazer agora.
- Você não tem hipoteca, Joey.
- Bem sei. Pancho voltou-se para um ajudante-de-campo: «Pesa-lhe cinco quilos de notas.» Era um bom maço. Ataram-no com um arame e a mulher saiu com ele. Então aproximou-se um tenente , fez continência e disse: «Meu general, nós não fuzilámos o marido daquela mulher. Ele estava bêbado. metêmo-lo, na cadeia.» Pancho, que não tinha desviado os olhos da mulher que se afastava com o seu pequeno fardo, disse: «Vão e fuzilem-no. Não podemos desiludir aquela pobre viúva.»

O Inverno do nosso Descontentamento, John Steinbeck

Nenhum comentário: