O que falta ao Benfas?

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Preguiça

Oh, se ao menos nada tivesse feito por simples preguiça! Céus, como me teria respeitado. Teria conseguido respeitar-me porque pelo menos, havia sido capaz de ser preguiçoso ; teria havido em mim pelo menos uma qualidade que quase poderiamos dizer positiva e que serviria para eu acreditar em mim mesmo. Pergunta: o que é ele? Resposta: um mandrião. Que agradavel teria sido ouvir tal coisa sobre a minha pessoa. Queria dizer que eu estava absolutamente definido, queria dizer que havia algo a dizer sobre mim «Mandrião»: vejam bem, é um chamamento e uma vocação, é uma carreira. Não gracejem, é isso mesmo. Nessa altura, seria membro de direito do melhor clube e a minha ocupação seria respeitar-me continuamente.


Notas do Submundo, Féodor Dostoievski

Nenhum comentário: