O que falta ao Benfas?

terça-feira, 17 de junho de 2008

Novo, e interessantíssimo (para quem se encontra em cárcere solitário e julga que a cadeira que o acompanha é uma mulher bem gira) quiz de História.

Quem foi/é/será Vespasiano?

Como eu sou bonzinho digo-vos que não foi/é/será um pastor de caprinos nas serranias da Anatólia, nem um foi/é/será um drag queen que animou/a/ará o bairro alto.

11 comentários:

Unknown disse...

De acordo com a nossa amiga Wikipédia (logo confirmada pelo pouco que disseste sobre o livro que andas a ler :P), Vespasiano foi "um imperador da Antiga Roma, o primeiro da dinastia Flávia, que ocupou o Poder em 69 d.C., logo após o suicídio de Nero (68) e o conturbado Ano dos quatro imperadores (69). Foi proclamado imperador pelos seus próprios soldados em Alexandria. Sucederam-lhe sucessivamente dois dos seus filhos, Tito e Domiciano."

Para mais informações consultar http://pt.wikipedia.org/wiki/Vespasiano

Anônimo disse...

Batoteira!!!!!!!!!
Com a wikipédia não tem piada.
Quanto à resposta está certíssima.
Apenas queria acrescentar que participou, como comandante da Segunda Legião Augusta,na conquista da Britania e que não era de nascimento nobre pois o pai foi um centurião nas legiões de Pompeu que enriqueceu à custa das conquistas Romanas.

Unknown disse...

Batoteira me confesso!

Mas pelo menos sei pesquisar na internet! ;)

Bruno Matias disse...

A Wikipédia não é batota, é o conhecimento na ponta dos dedos.
Claro que sei quem é o CR7.É o jogador do ano, ou melhor, é o gigolô do ano!!
Fico a aguardar o meu prémio.Não sou perverso, apenas pedi uma camisola da Nereida, não pedi mais nada.
Lá vamos nós jogar contra a Alemanha nos quartos de final do Euro.Podiamos ter tido um pouco mais de sorte. Mas venha quem vier, morre.
O castigo do FC Porto devia ser já este ano, pela tão aclamada "acostumada Justiça" e porque, essencialmente, este ano dava-nos muito jeito.
Sem querer ofender a Mónica, acho que estão a "pôr lá muito no alto" o trabalho do Sr. Rui Costa enquanto Director.É preciso ter alguma humildade, ainda nem ganhamos nada e já dizem que temos uma grande equipa,etc...
Um último comentário: quando vi o nome Vespasiano, ainda pensei que tivesse sido o autor das famosas aceleras itaianas "Vespas" ou algum companheiro/amante da Abelha Maia.

Bruno Matias disse...

Após conversa com o Mr Ferreira, aproveito para lançar um repto para a organização de mais um meg jantar.
Fica a sugestão.

Anônimo disse...

Secundo em aclamação a proposta do Mr. Ferreira.
Caro camarada Bruno quando é que vai ter escala, em tenho escala no pic no dia 29 de Julho.

Bruno Matias disse...

Caro El Galante, boa sorte para a tua escala.Ainda não me marcaram nenhuma escala.Defende aqueles criminosos com unhas e dentes.
Sei que a Berta, a Tita, a Carolina Moura, a Silvia Borges e o João já têm escala marcada para o comando da BT de Lisboa.
Quanto ao repasto, por mim podia ser para a próxima quinta- feira, 26 de Junho. Como sempre estou aberto a sugestões.

Anônimo disse...

Caro jovem por mim pode ser na data que sugere, mas, visto que muito provavelmente só seremos três a estar presentes em tão faustoso repasto, pode ser em qualquer outra data.

Mónica Pereira disse...

Ola meus amigos! Já algum tempo que não andava por ca..problemas na net..enfim. O que importa ´k ca estou eu outra vez! E, claro, tenho k falar de futebol..:).
Caro camarada Bruno: em nada me ofende naquilo que disse sobre o Scolari e sobre o RUi Costa, até porque eu respeito as opiniões de toda a gente. Vou, no entanto, dar a minha opinião sobre o assunto, começando pelo Scolari. Sem dúvida que ele tem mérito: foi ele que pôs um país inteiro a vibrar com uma equipa de futebol, foi ele que uniu o grupo de jogadores e criou nos mesmos uma mentalidade ganhadora. No entanto, quanto a mim, nada se confunde com as suas qualidades (ou falta delas..) enquanto treinador de futebol. Não gosto, não admiro e não aprecio. Não creio que ele seja um treinador "por aí além"...Desde que ele chegou ao país discordo de muitas das opções dele, não só nas convocatórias como principalmente na elaboração dos "onzes" e nas subsituições que faz durante os jogos. Sempre teve "pancadas" por certos jogadores, em detrimento da forma física k apresentavam (ex: quem esquece a convocação do 3º guarda redes do FCP só para picaro Vítor Baía, na altura numa excelente forma??). è a minha opinião, respeito quem o considere um grande treinador mas, pra mim, não é. No entanto, e embora parecendo contradição, até concordo com o bruno, ou seja, talvez Portugal não consiga alguém como ele, no sentido em que as características humanas k ele tem ,e k referi no inicio (essas sim admiro e muito!), e a capacidade que ele tem em mexer com o psicológico dos jogadores são muito importantes e talvez Portugal não encontre outro assim.No entanto, pra mim, e apesar desta última nota,ele já vai é tarde.... Acho, tal como o bruno, que no Chelsea também não terá grande sucesso (porque, lá está, quanto a mim não é um grande treinador!).
Quanto ao Rui Costa...não sei se ele está a fazer uma grande equipa pu não. Muitas vezes se falou em super equipas para o SLB e no fim..nem um título! Sendo que a tudo isso temos que juntar o azar que o SLB costuma ter nas contratações, isto é, traz um gajo que está a jogar muito bem, com altas credenciais e chega ao SLB das duas uma: ou lesiona-se ou não se adapta! Enfim...de qualquer forma, e abstendo-me de saber se será ou não uma super equipa, só tenho a dizer isto: Confio no Rui Costa! Totalmente, de olhos fechados! Ele foi grande jogador (custa tanto dizer isto no passado..) e sabe não só ver quem é bom jogador como também entre aqueles que, sendo bons,têm estaleca para representar o Benfica. Nem todo o bom jogador tem!

Mónica Pereira disse...

Mais três notas! Primeira: Apesar do Scolari ter feito um optimo trabalho na Selecção (os resultados dizem-no, embora já tenha dado a minha opinião sobre isso) quanto a mim Portugal nunca praticou tão bom futebol como quando era dirigida pelo Humberto Coelho.Portugal jogada á bola e encantava o mundo!
Segunda: muito triste a lesão do Quim! Porque tinha esperança que fosse desta que o Scolari deixasse de lado a sua paixão crónica pelo Ricardo e visse a forma extraordinária em que estava o Quim!
Terceira: Também keru ir a esse repasto...:(

Bruno Matias disse...

Hoje é dia de jogo, é o mata-mata.
Espero que ganhemos à Alemanha, assim deixamos de ouvir falar da criseeconómica e social. Até ficamos com amnésia em relação ao preço do gasóleo, gasolina e seus derivados.
Força Portugal.