O que falta ao Benfas?

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Inédito do Pessoa

Escreve Pessoa acerca de Fátima:

Fátima é o nome de uma taberna de Lisboa onde às vezes... eu bebia aguardente. Um momento... Não é nada d'isso... Fui levado pela emoção mais que pelo pensamento e é com o pensamento que desejo escrever.
(...)
Fátima é o nome de um lugar da província, não sei onde ao certo, perto de um outro lugar do qual tenho a mesma ignorância geográfica mas que se chama Cova de qualquer santa.
(...)
o facto é que ha em Portugal um lugar que pode concorrer e vantajosamente com Lourdes. Ha curas maravilhosas, a preços mais em conta.
(...)
negócio da religião a retalho, no que diz respeito à Loja de Fátima, tem tomado grande incremento, com manifesto gaudio místico da parte dos hoteis, estalagens e outro comércio d'esses jeitos - o que, aliás, está plenamente de acordo com o Evangelho, embora os católicos não usem lê-lo - não vão eles lembrar-se de o seguir.

P.s - E agora digam lá que o tipo não tinha pedrada da grossa.

9 comentários:

Bruno Matias disse...

Este senhor é um génio.
Mas por vezes (quase sempre), os génios são pedrados.
Uma lista interminável de artistas célebres, parte deles portadores de graves transtornos psíquicos, entre eles Liev Tolstói, Van Gogh, Picasso, Robert Schumann,...
E qualquer dia: Eduardo "el galante" Alves.

Eduardo Alves disse...

Esqueceu-se de algumas personalidades importantes como o Mr. Ferreira, o Sr. Charneca, o Sr. Barbas, o Orelhas, a Sra. Dra. (e futura Presidente da República independente da Madeira)Mónica,só para nomear alguns.

Bruno Matias disse...

Permita-me discordar: a Sra. Dra. mónica é genial e célebre mas não tem qualquer transtorno psíquico e bate bem da cabeça.
O Sr. Charneca tem graves transtornos psíquicos mas ainda não é nem nunca será um génio.
O Mr. Ferreira, esse sim, um génio com alguns transtornos psíquicos, principalmente quando tem delírios com a sua grande paíxão, a M....

Mónica Pereira disse...

Só agora me apercebi dos insultos de que estava a ser vítima neste blogue!!!Exmo. Sr. Dr. Eduardo Alves, como se atreve a proferir palavras tão crueis sobre esta sua, julgava eu, cara amiga???Muito me magoa ouvir tamanha injustiça sobre a minha pessoa..depois diga que "ninuém gosta de si.." (LOL).
Agradeço ao meu camarada e amigo Bruno (a quem não consigo tratar por Dr. dada a proximidade que mantemos..LOL) por ter defendido minha honra neste blogue. Genial, SIM, Célebre, SIM, Futura presidente da república independente da Madeira, SIM!!!!! Atrasada mental é que NUNCA!!!LOL

Bruno Matias disse...

Eis porque é que este blog é tão pouco frequentado:o nosso admnistrador anda sempre a ofender os poucos (mas ilustre bloguistas) que ainda têm a dignidade de participar neste blog.
Tenha vergonha meu caro administrador.
Ah, e trate-nos como deuses ou reis, pois só nós temos a coragem de participar neste blog.

Bruno Matias disse...

Mónica, Futura presidente da república independente da Madeira? Não estava à espera dessa, não te julgava capaz de pôr na politiquice, esse submundo. Ainda por cima na Madeira, onde existe uma longa tradição de ditadura.
Por acaso até já me questionei: qd o Ti Alberto ( Fidel Castro) deixar de reinar, quem será o sucessor (Raul Castro)?Será a Vanda que ganhou a Operação Triunfo e cantou no Festival da Canção?O mistério permanece!!não percam os próximos episódios, que eu também não!

Anônimo disse...

O camarada já devia saber que para mim o insulto é um passatempo divertido, se for totalmente injustificado ainda melhor.
Qual Vanda qual carapuça, proponha que a Mónica seja de imediato aclamada como princesa herdeira do Grão Malucado da Madeira.
Longa vida a Sua Alteza Sereníssima a Princesa Herdeira Mónica.

Bruno Matias disse...

Caro Edu, está a tentar redimir-se?Depois de tanta ofensa à amiga madeirense, agora é só bajulice.
Acho que o titulo não era Galante armado em João das Regras mas sim Galante armado em Dâmaso de Salsede.

Mónica Pereira disse...

Caro amigo Bruno, não pense muito e conte comigo para a substituição do tio Alberto na presidência desta maravilhosa terra! Mas já agora faço uma rectificação: O nome da representante portuguesa (madeirense) na EUROVISÃO é Vânia e não Vanda como por lapso referiu.LOL.
Em relação ao administrador deste blogue..bem vi uma tentativa de se redimir com a minha pessoa..gostei particularmente do utilização do termo Princesa (creio que me assenta bem..lol), pelo que, à excepção das compensações que exigi no outro post, parece-me que poe considerar-se perdoado :).